domingo, 18 de setembro de 2016

Biguas do Rio Paraíba do Sul

Ave de médio porte e cor acinzentada que habita regiões ribeirinhas, alimentando-se de peixes e que possue um grito característico de onde se origina seu nome.


biguá (Phalacrocorax brasilianus), também chamado corvo-marinhocormorãopata-d'águabiguaúnaimbiuámergulhãomiuá, é uma ave aquática falacrocoracídea preta, de dorso cinza. Tais aves habitam boa parte da região que vai do México à América do Sul, medindo cerca de 75 cm de comprimento e com coloração negra, saco gular amarelo e tarsos negros.

"Biguá", "imbiuá" e "miuá" vêm do tupi mbi gwa, "pé redondo". "Biguaúna" veio do termo tupi para "biguá preto". "Corvo" vem dolatim corvu.

O biguá carece da glândula uropigial, que libera substâncias que deixam as penas impermeáveis à água. A ausência da glândula proporciona uma vantagem ao biguá em relação aos outros pássaros, pois, na hora da caça, suas penas se molham, se tornam mais pesadas e retém menos ar, fazendo com que ele mergulhe mais rapidamente. Para secar as asas, costuma mantê-las estendidas ao sol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário