sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Resumo da historia de Barra Mansa-rj

Barra Mansa, como tudo começou
Por Domenique Izídio




Barra Mansa em 1942
O professor, coordenador do curso de história e Secretário de Cultura da Prefeitura de Barra Mansa fala sobre o surgimento de Barra Mansa.

Ele conta que a cidade tem origem desde o século18. A  região do Vale do Paraíba foi a que mais demorou para ser povoada, havia uma barreira complicada que era a travessia da serra, com essa dificuldade a população ficou muito tempo no litoral do estado do Rio de Janeiro, na região de Mangaratiba, por esse motivo durante uns dois séculos nada vinha para Barra Mansa. Mais quando as pessoas conseguiram o acesso com novas terras, as primeiras terras que foram habitadas foram as do que hoje é o município de Resende, o primeiro dado à esse povoado foi Nossa Senhora da Conceição depois do Campo Alegre, logo da Paraíba nova e finalmente mais tarde Resende.

Antiga estação de trem
Consta na história que uma das seis Marias foi doada a um fazendeiro que construiu a primeira fazenda na região, que seria entre o Rio Paraíba e o rio Bananal. Nessa região desaguava um riacho e por ter águas muito mansas recebeu o nome de Barra Mansa, o qual originou o nome do município, isso aconteceu em 1764 e foi nessa época mesmo até 1768 que se iniciou a construção da fazenda.

No núcleo populacional crescido em torno da fazenda da posse, foi elegida uma capela, mais tarde esse povo mudou de localidade, o lugar era baixo e por esse motivo sofriam com cheias do rio, foram para terras mais altas e se firmaram, o que é exatamente hoje o centro da cidade. Outra capela foi feita e consagrada como a Capela de São Sebastião, que posteriormente, depois de passar por curato a vila , deu-se a cidade de Barra Mansa.

Enquanto isso, diversas fazendas surgiam formando assim um ciclo muito forte do café, na mesma épocaem Minas Geraiso garimpo de entrava em declínio, as pessoas souberam da evolução de cidade e vieram para cá em busca de uma vida melhor nas fazendas  de café que tornou-se a base da economia da região.

No século xx começou a fase de industrialização do município com a vinda da CSN, da Votorantin, da Bárbara e de outras fábricas que se instalaram aqui na região.

Antiga Estação/ 1942



 

O prédio da antiga estação ferroviária foi inaugurado em 1857, com a presença do conde d'Eu e da princesa Isabel. Recentemente foi tombado pelo Inepac - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural para ser restaurado e dar lugar a um museu. A antiga estação é um dos marcos históricos da cidade que servem de testemunho do progresso e desenvolvimento urbano de Barra Mansa na época áurea do café. O núcleo da construção de alvenaria convencional tem planta retangular e dois pavimentos. O aspecto mais notável é a estrutura de ferro da cobertura da plataforma de embarque. Com a desativação da estrada de ferro o edifício ficou abandonado. Em 1988 foi restaurado para abrigar um centro cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário